25 maio 2015

Resenhas

A Culpa é das Estrelas - John Green

 

   

SINOPSE

Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.




   Hazel já aceitou o fato de que poderá morrer a qualquer momento, agora sua única preocupação é não causar danos emocionais as pessoas a sua volta, de forma que tudo o que ela tem são os pais, os médicos e uma única amiga, a quem dificilmente vê. Mas como eu disse, nada dura para sempre, então, tudo muda quando ela conhece Augustus Waters. 
   Augustus é muito bem humorado,  tentando sempre se divertir, vendo o lado bom das coisas, e jamais se sentindo conformado. Seu maior sonho é ser lembrado, como um herói. Juntos, Hazel e Augustus vivem uma aventura emocionante, aventura essa que mudará para sempre a vida dos dois.



 



Como seria sua vida se você descobrisse que está com câncer? Você ainda continuaria sendo a “mesma pessoa”?

Quando o assunto é câncer, a maioria das pessoas esquecem de que com câncer ou sem câncer, as pessoas continuam sendo o que são, pessoas. Como eu e você. O câncer é apenas algo que faz parte da vida da pessoa, ou seja, não se resume necessariamente na vida. E é exatamente isso que Green retrata nessa obra.

Quando li "A Culpa é das Estrelas", percebi que como todo o inicio de alguma fase ruim, estamos sujeitos a ficar deprimidos, desolados. Mas nada dura para sempre, nem a infelicidade. Chegará uma hora em que teremos que seguir em frente, por mais difícil que pareça.

Foi então que notei que "A Culpa é das Estrelas" não é apenas “mais um romance que fala sobre câncer”, percebi que independente de qualquer coisa, eles são adolescente, agem como adolescente, gostam de coisas e “fazem” as mesmas coisas que qualquer adolescente da mesma idade deles(claro que há algumas limitações, mas nada muito diferente).
 

A culpa é das estrelas foi lançado em 2012, mas eu fui lê-lo em 2013. Ele tem um enredo maravilhoso e de fácil compreensão, li ele em um dia. Me apaixonei logo de cara. Ele me fez refletir sobre várias coisas em minha vida, além de ter várias “frases” marcantes.

Esse é aquele tipo de livro que não consegui desgrudar enquanto não chegou ao fim, mas quando o inevitável fim chegou, desejei desesperadamente por mais páginas.

Na minha opinião, esse livro é maravilhoso, o único problema é o fato de ele ser tão falado que as pessoas criam muitas expectativas, e então uma das coisas que pode acontecer é essas expectativas não serem supridas, ocasionalmente estas pessoas passam a considera-lo "ruim", mas na verdade a culpa é das expectativas e não do livro em si. Por isso, minha dica é que se você pretende ler esse livro, não crie expectativas, apenas leia e tire suas conclusões.

Não sou o tipo de pessoa que possui "coisas favoritas", mas se eu fosse, esse seria o meu livro predileto.


CURIOSIDADES  

 Em seu tumblr, Green afirmou que "o título é inspirado em uma famosa cena da peça de Shakespeare: Júlio César. O nobre Cassius diz a Brutus: "A culpa, caro Brutus, não é de nossas estrelas, mas de nós mesmos, que somos subordinados."








Nenhum comentário:

Postar um comentário